5 Considerações importantes na escolha do aparelho ortodôntico.
Os aparelhos são comumente associados a crianças, mas as opções modernas os tornaram um tratamento para pessoas de todas as idades.
Se você está pensando em endireitar os dentes, pare um momento para considerar os cinco pontos abaixo antes de embarcar em sua jornada do sorriso.
1° Tempo de Tratamento
Dependendo de fatores como sua mordida e saúde bucal atual, endireitar os dentes pode levar de alguns meses a alguns anos.
O tipo de aparelho que você escolhe também pode afetar o tempo de tratamento, pois alguns movem os dentes mais rápido do que outros.
Seu ortodontista fornecerá uma estimativa personalizada de quanto tempo seu tratamento levará após um exame de seus dentes.
Idade
Uma pergunta comum que ouvimos é "Estou muito velho para usar aparelho"?
Embora recomendemos que as crianças consultem um ortodontista por volta dos 8 anos, isso não significa que alguém mais velho do que isso não se beneficiará com o tratamento ortodôntico!
Geralmente, é mais rápido mover os dentes enquanto os dentes e o osso ainda estão se formando; no entanto, isso simplesmente significa que o tratamento pode demorar um pouco mais depois disso.
O benefício de usar aparelho ortodôntico quando você for mais velho permite uma maior variedade de opções de tratamento e uma maior sensação de confiança quando seu novo sorriso é revelado. (Leia todo este artigo para obter mais informações sobre ortodontia adulta)
2° Aparência dos braquetes.
Aparelhos cerâmicos.
Naturalmente, a primeira imagem que vem à mente ao ouvir a palavra “aparelho” são os braquetes de metal nos dentes (ou “trilhos do trem”); felizmente, a ortodontia evoluiu para permitir muitas novas opções estéticas.
Aparelhos de cerâmica - funcionam da mesma forma que os aparelhos de metal tradicionais.
No entanto, os braquetes são feitos de um material transparente que combina com a cor natural do seu dente, dando uma aparência muito menos perceptível.
Aparelhos linguais
Se parecem com os aparelhos metálicos tradicionais, mas são colados atrás dos dentes em vez de na frente.
Isso pode parecer quase invisível de fora, mas pode afetar a fala inicialmente ou causar alguma irritação quando a língua os toca ao falar; no entanto, ainda é uma opção de tratamento benéfica.
Invisalign
Pense em retentores transparentes, mas ajustados aos seus dentes de forma que quase pareça que você não está vestindo nada.
Esta opção pode inicialmente dar a você um leve receio, mas isso não dura muito, pois sua boca se adapta ao formato dos alinhadores.
Você pode ler mais sobre esta opção de tratamento aqui.
3° Custo do aparelho
O tipo de opção de tratamento preferido, bem como a duração do tratamento, desempenham um papel na determinação do custo final do tratamento.
existem alguns planos de financiamento, isso significam que este pode ser um investimento que oferece não apenas benefícios estéticos, mas benefícios de longo prazo para sua saúde bucal e geral.
Os dentes desalinhados podem causar problemas dentários no futuro, como rachaduras e lascas nos dentes, também inflamação das gengivas devido à limpeza inadequada entre os dentes e, potencialmente, até mesmo a perda do dente se esses problemas não forem resolvidos.
4° Manutenção dos Aparelhos
Realizar um tratamento ortodôntico para corrigir sua mordida e endireitar seu sorriso é um compromisso que exigirá que você sempre cuide da sua saúde bucal.
Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental com as ferramentas sugeridas (geralmente uma combinação de fio dental e escovas interdentais) será fundamental para o sucesso do seu tratamento.
Isso será um benefício adicional o cuidado odontológico adequado, uma vez que o tratamento tenha terminado.
Algumas considerações para tipos específicos de braquetes:
Aparelhos cerâmicos - É melhor evitar manchar os alimentos e bebidas, pois isso pode manchar os cbraquetes transparentes.
Invisalign - Retentores transparentes precisam ser usados de 20 a 22 horas por dia e exigem que você limpe os dentes antes de substituí-los a cada vez (realmente úteis para ajudá-lo a manter essa nova dieta!).
Seus dentes nunca param de se mover, por isso é muito importante que você aplique contenções após o término do tratamento para garantir que seus dentes permaneçam na posição perfeita recém-encontrada.
Pode ser um conjunto de retentores removíveis (semelhantes aos aparelhos Invisalign) que podem ser usados durante a noite durante o sono, ou uma “barra” metálica colocada atrás dos dentes - ou mesmo uma combinação dos dois.
5° Escolha do Ortodontista
Agora que você está munido de mais informações sobre aparelho dentário, a próxima etapa será procurar um profissional de odontologia para realizar seu tratamento.
Você pode descobrir que muitos dentistas gerais oferecem tratamento ortodôntico, mas sugerimos consultar um ortodontista (especialista em ortodontia).
Os ortodontistas treinaram por mais 3 anos nos detalhes mais precisos de alinhamento de dentes e correção de mordidas dentais (leia este artigo para ajudá-lo a encontrar o melhor ortodontista para o seu tratamento).
Eles estão em melhor posição para garantir que o tratamento que você optou seja adequado para você.
Frequentemente, nossos pacientes podem exigir a colaboração de outros profissionais da área odontológica para tratar sua saúde bucal antes ou durante o tratamento ortodôntico.
Devido à sua experiência no tratamento de pacientes com uma ampla variedade de necessidades ortodônticas, os ortodontistas poderão aconselhar se você precisa consultar um periodontista ou clinico geral.