8 alimentos que podem causar mau hálito (halitose)
Alguns alimentos desidratam a boca, que alimenta a bactéria que causa o mau hálito. Infelizmente, pode ser difícil evitar completamente esses alimentos - todos eles podem fazer parte de uma dieta saudável e muitos também adicionam sabor aos alimentos. Uma dieta perfeita para a respiração pode não fazer muito pelas papilas gustativas.
Chá e Café
Chá e café servem para secar a boca, reduzindo a saliva, e também têm um cheiro forte e persistente por si só.
Erradicar ambos da dieta reduziria o risco de mau hálito, mas o abate pode não contribuir muito para sua rotina matinal.
Siga seu café da manhã com um copo de água - ajudando a enxaguar a boca e também a repor os níveis de hidratação.
Álcool
As bebidas que causam os piores cheiros são aquelas com alto teor de sulfitos - entra o álcool. O álcool tem um efeito desidratante perceptível, criando o ambiente perfeito para que as bactérias nocivas permaneçam e se desenvolvam.
Tal como acontece com o chá e o café, beber água pode ser benéfico, limitando também a ingestão de álcool, sempre que possível.
Alho
O alho faz muito para tornar os alimentos mais saborosos, acrescentando profundidade de sabor aos caril, molhos para massas e muito mais; e, no entanto, também é uma causa constante de mau hálito.
O cheiro do alho permanece e pode afetar a respiração muito depois de você ter comido qualquer refeição que ele continha - na verdade, o alho perdura a ponto de entrar na corrente sanguínea e sair pelos pulmões, razão pela qual às vezes as pessoas têm o sentindo que estão provando alho dias depois de comer.
Cebolas
As cebolas são ricas em compostos sulfurosos, quando esses compostos entram na corrente sanguínea eles levam ao mau hálito que vem tanto da boca quanto dos pulmões. É por isso que esforços rigorosos para limpar a boca às vezes resolvem apenas metade do problema.
Proteína
Agora você deve estar sentindo que uma refeição italiana de espaguete à bolonhesa, regada com café e vinho é uma escolha ruim para respirar ...
A proteína não tem necessariamente um cheiro em si, mas pode levar a processos que criam mau hálito.
Se você tiver muita proteína e uma alta proporção de proteína em relação à gordura e carboidratos, o corpo usará essa proteína para obter energia. A forma como o corpo usa a proteína como combustível é chamada de cetose e o subproduto, as cetonas, têm um cheiro pungente que não pode ser mascarado pela escovação ou uso do fio dental.
Dependendo de outras necessidades dietéticas, pode não ser prático ou saudável reduzir a ingestão de proteínas - certamente você não deve priorizar a respiração em relação a outros aspectos da saúde.
Aumentar a ingestão de água pode ajudar a remediar o impacto de uma dieta rica em proteínas.
Peixe enlatado
Peixe de lata pode ser um almoço rápido e fácil, mas é uma escolha de refeição que provavelmente levará ao mau hálito.
Enquanto na lata, o peixe começa a oxidar e isso cria o odor; este é um cheiro que se agarra à boca muito tempo depois do lanche da hora do almoço.
Açúcar
O açúcar é o combustível perfeito para as bactérias causadoras do mau hálito. Aqueles que procuram combater o mau hálito geralmente mascam chicletes como uma forma de manter a boca úmida - isso só funciona se a goma não tiver açúcar; caso contrário, você está simplesmente alimentando as bactérias!
Alimentos ácidos
Frutas e vegetais altamente ácidos também criam um ambiente que as bactérias nocivas adoram explorar - isso inclui chucrute, tomate, mirtilo e uvas.
Frutas e vegetais são essenciais para uma dieta saudável e, ainda assim, quando contêm ácido, podem prejudicar a saúde bucal
Isso destaca um problema chave, a dieta perfeita para a boca pode não ser perfeita para a saúde geral - faltaria certos alimentos e não proporcionaria a dieta balanceada necessária.