A perda de dentes pode ser um problema comum para adultos, seja por razões congênitas, trauma ou por cáries não tratadas que levam à perda do dente.
No entanto, o fato de que algo pode ser relativamente comum não significa que seja um problema que possa ser ignorado. Com a saúde bucal - e a saúde em geral - não existe segurança em números.
Os adultos com um ou mais dentes ausentes devem considerar ações corretivas e quais são as opções de tratamento disponíveis?
Quão comuns são os dentes perdidos?
Você pode ficar surpreso ao saber que a hipodontia (falta congênita de dentes) é uma condição que afeta cerca de um em cada 20 adultos. Além disso, existem aqueles que perderam um dente ou dentes em um acidente e também muitos casos em que não foram tratados a cárie levou à perda do dente.
No total, existem centenas de milhares de adultos no Brasil com um ou mais dentes faltando.
Podemos garantir que os dentes perdidos são uma preocupação que nossos dentistas tratam com habilidade e compaixão regularmente (já instalamos milhares de implantes!).
Razões para ter um dente ausente ou dentes substituídos
Impacto na autoconfiança
A lacuna causada pela perda de dentes pode afetar sua confiança e autoestima.
Pessoas sem dentes podem cobrir a boca ao rir ou falar, ou evitar sorrir e fazer outros movimentos que exibam os dentes.
Outros dentes ficam sobrecarregados
Cada dente tem um propósito, seja mastigar ou falar claramente. Quando faltam dentes, isso perturba o equilíbrio entre os dentes remanescentes, alterando a pressão de mordida. Isso pode fazer com que os dentes restantes enfrentem um aumento da carga de trabalho e, potencialmente, mudem de posição ou sucumbam ao desgaste.
Estrutura óssea pode alterar
Quando um dente está faltando, a gengiva e o osso não são mais estimulados e isso pode causar o encolhimento do osso da mandíbula e o recuo da gengiva. Os dentes vizinhos podem ser afetados, aumentando novamente o risco de novas perdas dentárias.
A aparência de uma pessoa também pode ser afetada negativamente, o osso da mandíbula reduzido fazendo o rosto parecer mais velho com bochechas que são encovadas e mais propensas a ceder.
Você pode desfrutar de uma dieta completa e variada mais uma vez
Para muitos, a falta de dentes os impede de desfrutar da comida, limitando o que podem comer.
Dependendo do tratamento escolhido para dentes perdidos, você pode descobrir que uma dieta completa e variada é desbloqueada mais uma vez, a comida mais uma vez é algo para desfrutar.
A solução pode ser verdadeiramente de longo prazo
Soluções diferentes para dentes perdidos fornecem diferentes graus de longevidade. Uma prótese parcial pode parecer uma opção econômica, mas dura cinco anos ou mais em apenas 40% dos casos.
Em contraste, os implantes dentários têm uma taxa de sucesso de 98% e muitas vezes duram uma vida inteira, porque o implante passa a fazer parte do osso maxilar, replicando a função de um dente natural. Em 90% dos casos, os implantes ainda serão eficazes 15 anos após sua inserção.
O tratamento para dentes perdidos é um investimento, no entanto, comparado ao custo de cuidados dentários contínuos para remediar os muitos problemas que esses dentes perdidos poderiam criar, a longo prazo, esse custo provavelmente será um dinheiro bem gasto.
Opções para substituir dentes perdidos
Existem várias opções para quem está pensando em substituir os dentes perdidos. Isso geralmente depende de uma variedade de fatores, como sua saúde bucal atual, quantos dentes estão faltando e requisitos orçamentários.
O melhor tratamento para você será discutido durante uma consulta com um de nossos dentistas, para uma breve visão geral, consulte nossa ficha técnica aqui.
Prótese Parcial
Uma prótese parcial consiste em uma placa de acrílico removível ou estrutura de metal que mantém um ou mais dentes artificiais no lugar.
Embora seja uma opção barata, também é aquela que apresenta a menor taxa de sucesso em longo prazo - durando cinco anos em apenas 40% dos casos.
As próteses parciais são removíveis e, portanto, oferecem uma experiência muito diferente aos implantes, que funcionam como um dente natural.
Ponte ligada por resina
Esta opção de tratamento fixa um dente artificial na parte posterior dos dentes adjacentes com “asas” de metal. A taxa de sucesso é alta, com a ponte durando pelo menos cinco anos em 88% dos casos, embora a média de vida não seja muito além disso em sete anos.
Uma desvantagem é que em alguns casos é possível ver o metal que mantém o dente artificial no lugar através do dente de suporte natural.
Ponte convencional
Uma ponte convencional é um dente / dentes artificiais fixos que é mantido no lugar por coroas nos dentes adjacentes.
Essa opção tem uma boa taxa de sucesso e é uma solução de longo prazo do que os tratamentos mencionados anteriormente. No entanto, um problema potencial a ser considerado é que isso pode danificar os dentes adjacentes à medida que são “limados” para abrir espaço para a ponte.
Implante dentário dentário
Os implantes dentários apresentam a maior taxa de sucesso e também são a opção que atua de forma mais próxima dos dentes naturais. Eles ajudam a manter os níveis ósseos onde os dentes foram removidos.
Eles têm uma taxa de sucesso excelente e, na maioria dos casos, duram a vida toda. Em termos de aparência e função, eles podem ser tratados exatamente como um dente natural.
Embora um implante dentário possa ser a opção mais cara, o fato de ser uma opção de tratamento que normalmente dura por um longo prazo ajuda a compensar essa despesa inicial.
Em uma postagem recente, listamos nossas razões para favorecer essa opção de tratamento em particular para dentes perdidos (veja aqui).
Outras informações
Se desejar mais informações sobre implantes dentários ou para saber se esta é uma opção de tratamento adequada para substituir seus dentes perdidos, entre em contato conosco pelo 92 993158721. Também oferecemos consultas gratuitas com nossos especialistas em odontologia.